sábado, 10 de janeiro de 2015

DEUS?


Quando em seu nome objetivo é morte
Uns que se acham seus representantes
Escolhem inocentes com falta de sorte
Destroem vidas com soberba arrogante.

E um deus assim salva almas ainda?
Une os escolhidos em algum paraíso?
Se sob seu mandamento a vida finda
É possível redimir tamanho prejuízo?

E não esqueçamos que toda religião
Sempre exterminou mais que a guerra
Se esses religiosos tão maldosos são
Estamos no holocausto sobre a terra.
?

4 comentários:

  1. Um excelente poema, para além de oportuno.
    Mas se todos fossem agnósticos como eu, não haveria destes casos...
    Bom fim de semana, caro amigo Jair.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo poeta Jair, realmente, inclusive nossa tradicional (na qual fui sacramentado e doutrinado até o fim da minha juventude) apostólica romana, que foi profundamente adulterado para acomodar os interesses políticos, promoveu, no transcurso da história, grandes extermínios, como por exemplo, a campanha das cruzadas, colonização espanhola, colonização portuguesa, inquisição, etc...
    grandes extermínios desde a adoção por Roma: foram as cruzadas, a inquisição, enfim, as religiões matam, tiram proveito da ignorância; não era para ser assim, entretanto, por trás da religião está o homem, este projeto inacabado...
    Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. A religião sempre foi a fonte de grandes adversidades, prejuízos, para a humanidade.
    Como diz o Dilmar, basta pensar nas Cruzadas, no Tribunal do Santo Ofício, apenas falando da religião católica. Uma história não para esquecer, mas para lembrar. O homem é um projecto inacabado apenas porque se deslumbra com a ganância e o poder. A Humanidade é um conceito muito geral e abstracto; a maior parte dos homens e mulheres são bons, e não precisam da religião para sê-lo.
    As religiões não unem, apenas dividem.
    Bom fim de semana, Jair.
    xx

    ResponderExcluir

  4. Não acredito quando se comete atrocidades em nome de Deus e de Religiões. Usa-se muito o tal “Deus quis assim”, ou “faremos em nome de Deus”. Deus não precisaria que o homem terceirize o perdão aos seus semelhantes, usando o sacramento da confissão, por ex.. Pra mim Deus não pode ser uma religião, deverá ser algo muito íntimo. Teria de ficar no âmbito da compaixão, do amor. Vejo as coisas por aí.
    Anos de história nos demonstram absurdos. Mas respeito a fé de cada um, seja a religião que for. Seja da maneira que for, mas sem intermediações, já que o próprio homem é um pecador. Também fui educada no catolicismo (fui), como a maioria dos brasileiros, mas não ignoro nada do que foi feito e continua a ser feito em seu nome. Gostei do comentário do Dilmar e Laura. Penso igual.
    Abraços.

    ResponderExcluir