sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Encanecendo

Envelheço, vejo à frente a sepultura
Atrás, bastante lá atrás, a mocidade,
E que era certamente a melhor idade
Sequer apercebida naquela lonjura!

Então. agora vida assemelha agrura
Repleta deste sentimento de saudade
Embora aos céus pedindo paz brade
Falta-me porém tolerância e doçura.

Creiam-me, é toruosa esta travessia
Diferente de tudo que na infância vivia
Sou agora tal uma casa abandonada.

Lentidão onde não passam as horas
Silêncio prostração e cinzas auroras,
E afora isto, eu já nem sei mais nada!


Fui brindado com este excelente soneto da Ania:

Caminho só de ida...

Andar vacilante, sigo pela vida
o tempo é curto, e a estrada, só de ida
passos trôpegos...fantasma claudicante
num caminho que termina logo adiante...

Nem a relva, nem as brancas margaridas
percebo nessa andança definida
pelo destino, tirano torturante
que empurra, sem piedade, atropelante...

E o sol vai se pondo, sumindo na tarde
cansada, sozinha, sigo a jornada
suportando a triste sina, calada..

Passos quietos, em frente, sem alarde
De tudo, restou essa saudade danada
e a solidão a me acenar no fim da estrada...
(ania)

2 comentários:

  1. Muito bem posto, meu caro amigo poeta Jair. Realmente na melhor idade não nem a percebíamos como tal. Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Caminho só de ida...

    Andar vacilante, sigo pela vida
    o tempo é curto, e a estrada, só de ida
    passos trôpegos...fantasma claudicante
    num caminho que termina logo adiante...

    Nem a relva, nem as brancas margaridas
    percebo nessa andança definida
    pelo destino, tirano torturante
    que empurra, sem piedade, atropelante...

    E o sol vai se pondo, sumindo na tarde
    cansada, sozinha, sigo a jornada
    suportando a triste sina, calada..

    Passos quietos, em frente, sem alarde
    De tudo, restou essa saudade danada
    e a solidão a me acenar no fim da estrada...
    (ania)
    Agradecendo seus maravilhosos sonetos em interação aos meus...deixo este aqui! abraços, ania..

    ResponderExcluir