quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Soneto-acróstico O fado


Onde chora uma guitarra portuguesa
Floreiam-se lágrimas em suas cordas
Alma lusitana que se põe-se à mesa
Dando vazão tristeza que transborda.

Ouvir fado é como sonhar acordado
É deslocar-se voando sobre o Minho
Pelo Algarve de espírito apaixonado
Ou beber apreciando um verde vinho.

Razão desse estilo musical português
Tanto da Irlanda como da Mouraria
Um dia talvez se saibam os porquês.

Ganha cores atras como não se via
Alguma melancolia como alguém vê
Lastreada na tristeza dessa melodia.

4 comentários:

  1. Sensível e tocante como o é a própria melodia...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo poeta Jair, é como disse nosso amigo JR: tocante como a própria melodia
    Um abraço. Tenhas uma ótima 4ªfeira.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! O fado é uma grande expressão do sentimento português!
    xx

    ResponderExcluir
  4. "Ouvir fado é como sonhar acordado
    É deslocar-se voando sobre o Minho
    Pelo Algarve de espírito apaixonado
    Ou beber apreciando um verde vinho."
    Olá meu querido amigo Jair,senhor de todas as palavras...adoro fado, acho que fostes muito feliz no teu acróstico pois dá uma definição que é bem próxima da minha, como o diz o verso que trasladei. Teu poema é melodioso
    como o fado, atinge a alma e os sonhos de um Portugal terra mãe...divaguei meu amigo, e isso eu gosto. Perdoa a ausência, mas nunca deixo de ler, pois o prazer é imenso.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir