sexta-feira, 15 de maio de 2015

À saudade

Soneto-acróstico 

Em nossa existência haverá ocasião
Se alguém parte e outro alguém fica
Saudade vem pousando no coração
Assume que fere, mas nada explica.

Tanto faz permanecer, dizer que não
A saudade vem e tudo vira uma nica
Luta-se, porém saudade faz questão
Secar suas lágrimas e produzir futrica.

Assim aquele que parte leva consigo
Uma ou mais lembranças maninhas
Deixa o mundo como um elo perdido.

A tua ausência são as dores minhas
Daquele que fica, mas queria ter ido
E o que lhe falta são fortes gavinhas.

2 comentários:

  1. Caro amigo poeta Jair, saudade palavras triste...dizia o cancioneiro. Pois é, quem já não viveu uma grande saudade, mas há saudade e SAUDADE, saudade gostosa, saudade doída e a saudade cruel; aquela que dilacera o ser...
    Eu, particularmente, carrego na alma uma saudade forte, rascante, permanente.
    Meu filho subiu ao 2º andar em 2009. No início, eu dizia perdi meu filho. Mas hoje sei que não existem perdas, há viagens, alías, viajaremos todos; coisa mais óbvia, né, entretanto, não aceitamos isso pacificamente.
    Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir

  2. Saudade... Por diversas vezes pensei nesta palavra como sendo das mais melodiosas e bonitas de nossa língua. Mas não estive pensando só na sua fonética, mas também em seu significado.
    Que minhas saudades se acalmem e que calem; que me deixem viver na parte que me cabe neste louco latifúndio.
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir